Sling: Incontinência urinária tem solução

Um assunto bastante delicado, a incontinência urinária atinge uma grande parcela da população brasileira. Ela se caracteriza pela perda involuntária de urina em esforços como tossir, espirrar, subir escadas ou qualquer outra ação que coloque a bexiga sob pressão ou estresse.

Talvez você não saiba, mas a incontinência urinária é pelo menos duas vezes mais comum em mulheres que em homens. Os fatores que mais influenciam são partos transvaginais, menopausa, obesidade e a idade.

A boa notícia é que a incontinência urinária pode ser solucionada e o médico ginecologista pode ajudar nesses casos.  Em fases leves a moderadas o tratamento pode ser medicamentoso e com exercícios para fortalecer o músculo do assoalho pélvico. Já para pacientes com incontinência considerada grave, os ginecologistas recomendam, na maioria dos casos, o uso da técnica sling.

O que é Sling?

A Sling, popularmente conhecida como “cirurgia da telinha” ou “cirurgia da cinta”, é uma técnica cirúrgica que consiste na colocação de uma faixa debaixo da uretra (canal por onde passa a urina). Esta espécie de alça vai servir de suporte nos momentos em que a uretra sofrer pressão excessiva.

A técnica cirúrgica é simples, minimamente invasiva e é realizada com raquianestesia. Os slings são colocados na vagina por meio de uma pequena incisão por baixo da uretra. Após ser posicionado corretamente, ele forma um leito sob a uretra, que fornece suporte e ajuda a prevenir a fuga de urina durante as atividades ou esforço. A cirurgia dura em torno de 30 minutos.

Após a cirurgia, a paciente ficará em observação até conseguir urinar espontaneamente e sem dificuldades. Geralmente isso acontece em até 24 horas.

Recuperação

As orientações médicas podem variar de acordo com as condições do paciente. Na maioria dos casos é necessário evitar exercícios, atividades físicas ou qualquer atividade que coloque pressão sobre a área por um período de tempo, inclusive relações sexuais.

O corpo precisa de tempo para cicatrizar corretamente após a cirurgia e para permitir que o material do sling junte-se ao tecido natural do corpo.

Leave a reply