Por que Outubro Rosa?

No mês de outubro nos deparamos com diversas iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama. A história do Outubro Rosa teve início em 1990, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for The Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Depois disso, diversos países começaram a fomentar ações voltadas a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além da conscientização, o Outubro Rosa existe para ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama e deixar a população ciente de para que esse controle aconteça é preciso ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.

O movimento Outubro Rosa no Brasil

Aqui no Brasil, o movimento ganhou força a partir do ano 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama tiveram a iniciativa de iluminar um monumento na cidade de São Paulo. Em parceria com uma empresa europeia, iluminaram de cor de rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera.

 

Sinal de alerta

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina é o de mama. A OMS estima que no mundo ocorram mais de 1 milhão de casos por ano.

As causas da doença não são totalmente conhecidas e dependem de uma complexa combinação de fatores, mas a idade é o principal fator de risco e aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos.

 

Se toque, se cuide

O autoexame é uma maneira importante para a mulher conhecer seu corpo e identificar possíveis alterações. Mas, nada substituiu a precisão da mamografia e o acompanhamento de um médico ginecologista. O exame deve ser realizado anualmente e a partir da análise clínica, o médico fará as prescrições.

Cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, evitar cigarro e bebidas alcoólicas são ações que promovem o bem-estar e pode ajudar as mulheres na prevenção da doença.

Todo dia é dia

O movimento Outubro Rosa acontece uma vez ao ano, mas a atenção com o corpo vale para os outros onze meses. Se cuide para aproveitar os bons momentos junto das pessoas que você ama.

Leave a reply