Exame Papanicolau: simples e preciso

As visitas ao ginecologista devem estar na lista de prioridade de toda mulher. Após a primeira relação sexual, as consultas de rotina precisam ser realizadas com mais frequência. Entre os principais exames médicos que toda mulher deve fazer, está o Papanicolau.

O exame é simples, mas muito poderoso. Através dele, é possível analisar as células da região colo do útero e detectar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis e, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino.

Quem deve realizar o Papanicolau?

O indicado é que o exame seja feito, pelo menos, uma vez ao ano. Ele é direcionado para mulheres que já iniciaram a vida sexual, principalmente as que têm entre 25 e 59 anos. O ginecologista pode mudar esse período e frequência de acordo com a necessidade.

 

O procedimento

O exame ginecológico é totalmente indolor, não precisa de corte, nem anestesia. O ginecologista introduz o espéculo (instrumento destinado a dilatar a entrada da vagina e afastar as paredes do canal) para uma visualização direta do colo do útero.

Logo, com o auxílio de uma espátula e escova, ele colhe as células do tecido superficial dessa região. O material colhido será enviado para análise e a paciente não pode se esquecer de, posteriormente, cobrar os resultados para saber se está tudo em ordem.

 

Atenção para o preparo

São necessárias algumas restrições para que o exame seja realizado com sucesso. Nas 48 horas que antecedem o procedimento a mulher deve:

– Evitar uso de ducha higiênica, medicamento vaginal, cremes e afins na região vaginal;

– Se privar de relações sexuais;

– A mulher não pode estar menstruada no dia do exame (O melhor período é entre o 10º e 20º dia após o primeiro dia do último período menstrual). Essa recomendação é importante para que não haja nenhuma alteração no resultado.

 

Atitude já!

Agora que você tem ciência da importância e de como funciona exame Papanicolau, marque uma consulta com seu ginecologista e coloque sua saúde em dia. Seu corpo agradece.

Leave a reply