Laqueadura: necessidade ou opção?

Algumas mulheres decidem não engravidar, seja por motivo financeiro, de saúde ou mesmo por opção. Para essa situação, existem diferentes métodos contraceptivos e um deles, a laqueadura (ou ligadura de trompas), exige bastante atenção antes de ser realizada.

A laqueadura é um procedimento cirúrgico que impede a mulher de entrar em uma gestação. Isso acontece porque as trompas são obstruídas, cortadas e amarradas, impedindo a saída do óvulo e a entrada de espermatozoide e, consequentemente, o encontro dos dois para a fecundação.

Há alguns pontos bem importantes e interessantes para serem analisados antes de realizar o procedimento.

Como é feito

Primeiramente, a mulher deve estar totalmente certa de sua decisão. Com a orientação do ginecologista, realiza-se uma avaliação para saber a melhor maneira de realizar a laqueadura, já que as técnicas da operação variam de acordo com o local do corte e material a ser usado.

A laqueadura é considerada um procedimento indolor. É necessário a aplicação de anestesia. Geralmente tem duração de 40 minutos.

É importante lembrar que, como qualquer método contraceptivo, a laqueadura não é infalível. Estatísticas revelam que existe 0,5% de risco de gravidez em mulheres que se submeteram ao procedimento.

Mas, qualquer mulher pode fazer?

No Brasil, é previsto em lei federal, mais especificamente a de número 9.263/96, que esse procedimento só pode ser realizado em mulheres maiores de 25 anos de idade ou que tenham pelo menos dois filhos vivos.

Nos casos em que há risco de morte em futuras gestações, a laqueadura é permitida.

Muito cuidado nessa hora

Para realizar a operação, a mulher assina um termo de consentimento e terá acompanhamento psicológico para não haver dúvidas e arrependimentos. Passados 60 dias e com aprovação do psicólogo, ela está liberada para o procedimento.

Cuidados

O cuidado no pós-operatório da laqueadura é bem tranquilo. Seguir corretamente as restrições médicas permite a paciente retomar sua rotina em até 10 dias, dependendo da técnica utilizada. Nesse período, é indicado evitar atividades físicas e relação sexual.

Vale ressaltar que apesar de impedir a gravidez, a laqueadura não protege a mulher de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como AIDS, Clamídia, Gonorréia, HPV, Tricomoníase ou Herpes genital. O preservativo não deve ser esquecido.

É importante lembrar que as mulheres que antes faziam uso da pílula anticoncepcional e por esse motivo não menstruavam, voltam a ter um ciclo normal. Podendo inclusive ter cólicas.

Laqueadura é um caminho sem volta

A laqueadura é uma operação de esterilização definitiva. Fazer o processo inverso é bem complicado e pode causar complicações. A melhor dica é a mulher se informar e conversar muito sobre o assunto com o parceiro, para juntos tomarem a decisão mais assertiva.

O ginecologista é o profissional mais indicado para tirar dúvidas sobre o procedimento, inclusive aconselhar a realização dele ou não. Ele poderá apresentar opções eficazes de contracepção e reversíveis.

Leave a reply