Região íntima: mais higiene, menos doenças

Cuidar da região íntima é um hábito saudável que deve fazer parte do dia a dia de toda mulher. O asseio na região proporciona bem mais que a sensação de liberdade. Ele é responsável por prevenir ardência, coceira, corrimentos e até doenças no trato genital.

A falta de higiene pode ocasionar a proliferação de fungos que provocam doenças como candidíase e vaginose bacteriana. A candidíase é caracterizada por corrimento esbranquiçado, coceira, escoriações na região vulgar e coloração vermelha na vagina.

Já a vaginose bacteriana é marcada por sintomas como corrimento branco-acinzentado, odor fétido e pequenas bolhas na região genital.

Para evitar que essas e outras doenças se manifestem e acabem com o seu humor, vamos a algumas dicas.

Na Cândida, sabão ácido piora o sintoma externo, na gardnerella o sabonete comum, que é alcalino ou neutro, piora o cheiro.

A vagina possui uma proteção natural promovida por bactérias que formam a chamada flora vaginal. Mas, esses lactobacilos sozinhos não conseguem manter a região totalmente protegida, por isso há necessidade de uma higiene adicional.

Sem excesso, por favor

Com certeza você já ouviu a velha frase “tudo em excesso faz mal”. Na limpeza da região genital também funciona assim. Lavar muitas vezes ao dia e usar produtos impróprios pode influir na saúde íntima. Limpando a região três vezes ao dia é o ideal.

Limpinha e livre de doenças

– O sentido da higienização deve ser sempre da região vaginal para a anal. Assim evitam-se infecções causadas por microrganismos presentes nas fezes.

– Antes de aplicar qualquer produto, veja se ele respeita o Ph vaginal (ph ácido). Prefira sabonetes neutros a coloridos e perfumados. A mesma dica vale para desodorantes íntimos e absorventes.

– É essencial lavar a região depois de evacuar e ter relações sexuais. Afinal, na área há a mistura de secreções que pode dar abrigo a uma infecção

– No período menstrual, a dica é lavar sempre que urinar. Coisa simples, não precisa nem de aplicar sabonete, basta água.

Se toque, se cuide

Não tenha vergonha, nem sinta receio. É o seu corpo. Mantenha a região genital bem higienizada e, se achar necessário, peça orientação ao ginecologista. O importante é estar sempre saudável e longe, bem longe das doenças.