Você sabe o que é Uroginecologia?

Quando falamos em uroginecologia muita gente associa o termo a uma nova especialidade médica. A urologia feminina, como também é chamada, existe há bastante tempo.

Ela é uma subespecialidade e pode ser praticada por médicos ginecologistas, urologistas e até fisioterapeutas que se interessam em estudar e tratar o sistema urinário feminino.

 

Mas, o que a Uroginecologia trata?

Problemas urinários, problemas da bexiga, uretra e órgãos pélvicos podem ser tratados pela uroginecologia. A prevenção e reabilitação de problemas relacionados a vagina, região pélvica e reto, também estão relacionados a tratamentos praticados dentro da subespecialidade.

As principais causas que levam as pacientes a buscar especialistas na área são:

-Incontinência ou perda urinária;

-Incontinência fecal;

-Queda de útero e bexiga;

-Flacidez vaginal;

-Dores na região pélvica durante relações sexuais;

-Dores na vulva ou vagina;

-Cistites (infecções urinárias);

-Rotura perineal.

 

A fisioterapia uroginecológica

Muitos casos envolvendo problemas relacionados a uroginecologia podem ser resolvidos através de exercícios fisioterápicos. Além dos causados pelo enfraquecimento dos músculos da região pélvica, os exercícios auxiliam nas:

-Disfunções sexuais;

-Dores pélvicas;

-Constipação intestinal.

Em grande parte dos casos, a paciente obtém resultados e melhoras significativas, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas.

 

Quando é preciso consultar um médico?

Ao perceber sintomas, ou doenças ligadas ao sistema urinário, a paciente deve procurar um médico especialista. O ginecologista é um ótimo profissional para tratar dessas questões, já que conhece como ninguém o corpo e a saúde feminina.

Busque sempre orientação e encaminhamento através de seu médico de confiança. É o melhor caminho para que possam definir e realizar o tratamento necessário.

Leave a reply