Estou amamentando. O que devo comer?

O corpo da mulher sofre alterações ao longe de toda a vida, mas nenhum período é mais intenso do que o da gestação. O surgimento de uma nova vida faz com o que o organismo trabalhe de forma diferente para garantir o desenvolvimento do bebê.

O pré-natal é um período que exige muita atenção. A futura mamãe precisa cuidar da alimentação, do corpo e da mente para garantir o crescimento do bebê e a energia necessária durante e no pós-parto.

A fase de amamentação requer cuidados especiais com a mamãe. Afinal, é ela quem vai garantir a alimentação do bebê.

Cuidar das mamas e garantir uma alimentação balanceada e beber muita água são essenciais para a amamentação. Lembre-se! Tudo o que a mãe ingere é passado para o bebê.

A primeira advertência é que, assim como na gestação, a mãe não deve consumir de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas no período de amamentação.

Nada de se automedicar. Medicamentos só devem ser prescritos por um médico, que vai avaliar o impacto que poderá causar ao bebê.

Beba muito líquido enquanto estiver amamentando. Beba água mesmo quando não sentir sede. A amamentação exibe muito do corpo da mulher, que perde muito líquido. Mantenha sempre perto de você uma garrafa de água mineral.

Evite consumir em excesso alimentos que podem provocar cólicas no bebê e fique sempre atenta para tentar identificar alimentos que causem gases no bebê.  Os mais comuns são:

 

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas;
  • Pimentas, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas

 

Não existem alimentos proibidos para a mamãe que está amamentando. O melhor é comer da maneira mais variada e saudável possível, preferindo alimentos naturais e evitando ao máximo os industrializados.

O mais indicado é observar as reações do bebê após ingerir algum alimento diferente. Os bebês que apresentam muita cólica ou refluxo muitas vezes melhoram com uma dieta materna sem leite de vaca e.

Busque sempre orientação de seu ginecologista e converse com o pediatra de seu filho. A orientação de profissionais é sempre muito importante nesta fase.

Leave a reply