Mitos e verdades sobre o coletor menstrual

O coletor menstrual é um item que tem agradado um número cada vez maior de mulheres mundo afora.  Os copinhos de silicone são uma opção relativamente recente aos absorventes convencionais disponíveis no mercado.

Por ser algo novo, ainda existem muitas dúvidas sobre esse assunto. Quer descobrir o que é real e o que não é?

O copinho coletor aumenta o risco de alergias?

O coletor é produzido com material atóxico e sem perfume, o que o torna hipoalergênico. É uma excelente opção para quem sofre de irritações na pele durante o período menstrual.

O coletor permite até 12 horas de tranquilidade?

Para mulheres que possuem o fluxo médio, as trocas podem levar até 12 horas para serem feitas.

O copinho possui tamanho único?

É possível encontrar no mercado duas opções de tamanho. Uma para mulheres que já tiveram filhos e outro para mulheres que ainda não engravidaram.

O material permite a realização de atividades físicas?

O coletor de silicone se adapta perfeitamente à anatomia do corpo, formando uma espécie de vácuo que não permite que o dispositivo saia do lugar. Isso evita inclusive os indesejados vazamentos.

O dispositivo deve ser evitado por mulheres virgens?

Mulheres que ainda são virgens devem evitar essa opção de coleta menstrual, pois a aplicação pode provocar o rompimento do hímen.

Posso ferver o coletor para higienizá-lo?

Outra dúvida muito comum é sobre a higienização, essa é uma das partes mais importantes para não colocar sua saúde em risco, nem desperdiçar seu coletor.

O copinho deve ser fervido em água por cerca de cinco minutos antes do primeiro uso do ciclo e após o final da menstruação. O processo deve ser feito em uma panelinha exclusiva, assim é evitado qualquer tipo de contaminação.

Se ainda ficou alguma dúvida, converse com seu ginecologista. Ele poderá te orientar sobre assunto.

Leave a reply