Verão traz perigos à saúde feminina

Sol e muito calor. O verão é, definitivamente, um convite aos banhos de piscina, viagens para a praia ou até mesmo visitas às cachoeiras. É a época de se expor ao sol, sempre com muito protetor solar, para renovar o bronzeado.

Mas, existem perigos à saúde feminina que se escondem na estação mais alegre e ensolarada do ano. O importante é que são controláveis e podem ser evitados com cuidados simples.

Nos dias quentes, evite o uso de calcinha de material sintético. As roupas íntimas de algodão são as mais indicadas.

Não permaneça com o biquíni molhado por muito tempo, enxugue a região íntima e troque a peça por uma calcinha seca.

As doenças mais comuns neste período são candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. Quer saber um pouco mais sobre elas?

Candidíase

É uma infecção causada por um fungo de nome Cândida. A doença atinge os genitais, mas também pode afetar unhas, pele, garganta e corrente sanguínea.

Os sintomas mais comuns são a coceira, dor e vermelhidão na região íntima, corrimento branco e dores na relação sexual.

Tricomoníase

Este é outro tipo de infecção genital, mas causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Geralmente transmitido pelo contato sexual, causa inflamação na vagina e corrimento amarelo-esverdeado, além de odor desagradável

Vaginose bacteriana

Como o próprio nome diz, é uma infecção causada pelo crescimento excessivo de bactérias.

Causa pequenas bolhas, odor e corrimento branco acinzentado.

 

Diante da aparição de um ou mais sintomas, não hesite em procurar ajuda especializada. O seu médico ginecologista é a pessoa mais indicada e apta a ajudá-la.

A prescrição de medicamentos deve ser feita exclusivamente pelo especialista.

Leave a reply