Mitos e verdades sobre a menstruação

A menstruação é algo normal na vida das mulheres, o que não impede que o assunto seja cercado por dúvidas e inverdades.

Conversar com um ginecologista é a melhor forma de conhecer o ciclo menstrual e os mitos que o cercam. Afinal, ele é especialista na saúde da mulher e dará todas as orientações necessárias.

Já que estamos falando sobre esse assunto, vale esclarecer algumas dúvidas comuns:

É verdade que mulheres que trabalham juntas menstruam na mesma época?

Não existem dados científicos que comprovem esse fato. É importante esclarecer que cada mulher tem um ciclo menstrual herdado desde a vida embrionária e que o fato de conviver com outra mulher não interfere nisso.

Fazer sexo menstruada não engravida?

As chances de gravidez nesse período são extremamente baixas. A menstruação nada mais é do que a descamação do endométrio, camada que é preparada para receber a gestação. Mas lembre-se, usar preservativo previne a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, não se descuide.

Lavar o cabelo e pisar no chão frio pioram a cólica menstrual?

A cólica menstrual não é causada por estímulos físicos. Por isso, baixas temperaturas, por exemplos, não influenciam na intensidade da dor.

A menstruação para quando entro na piscina?

O fluxo pode até diminuir, mas não cessa totalmente. O mais indicado é utilizar absorventes internos para evitar o vazamento do sangue menstrual.

Posso perder a virgindade ao usar um absorvente interno?

Isso dificilmente irá acontecer. O hímen tem até 2,5 cm de abertura na puberdade, enquanto o absorvente interno tem diâmetro de apenas a 1,9 cm.

Menstruação causa inchaço?

Os hormônios contribuem para a retenção de líquidos durante o período menstrual em diferentes partes do corpo, mas isso não é uma regra.

Leave a reply