Quando devo levar minha filha ao ginecologista?

A primeira visita de uma menina ao ginecologista não tem data certa para acontecer e nem regra a ser seguida. O que existem são momentos mais adequados para essa consulta.

A puberdade é uma fase repleta de dúvidas sobre o próprio corpo e nem sempre as garotas se sentem à vontade para falar com os pais sobre as transformações físicas que estão vivendo e sobre sexualidade.

Levar sua filha para uma consulta com o ginecologista e respeitar a privacidade, deixando-as sozinhas com o profissional, permitirá que ela se abra e converse sobre suas curiosidades de maneira mais confortável.

A consulta, é claro, não anula a necessidade do diálogo em casa.

Como saber que chegou a hora da consulta?

O ideal é que a garota faça sua primeira visita ao ginecologista antes da menarca (primeira menstruação). Ela normalmente acontece aproximadamente três anos após o surgimento dos primeiros pelos pubianos.

O ginecologista tem embasamento suficiente para orientá-la quanto ao que vem pela frente, como será a primeira menstruação, métodos contraceptivos e cuidados necessários.

Não imponha

É importante que os pais não determinem o ginecologista que a filha deve ir.  O ideal é que a menina faça sua própria escolha.

A consulta ginecológica é um momento íntimo e ela precisa estar confortável com a presença do profissional. Nem sempre o ginecologista de confiança da mãe pode ser a escolha da filha, que pode se sentir desconfortável ao confiar seus “segredos” ao médico que sempre atendeu a mãe.

Diálogo

O mais importante neste momento, e em todos os outros, é que o diálogo entre pais e filhas seja aberto e franco.

É fundamental que a menina saiba que o processo de amadurecimento do corpo é algo comum. É algo que acontece com todas antes de se tornarem mulheres.

Lembre-se sempre, a primeira visita ao ginecologista não deve ser um tabu. Informação é o melhor caminho para um crescimento saudável e sem traumas, é uma demonstração de amor pelas suas filhas!

 

Leave a reply