Cuide-se e tenha um puerpério tranquilo

A chegada de uma criança enche toda família de alegria. Sem dúvidas, esse é um dos momentos mais sublimes na vida de qualquer mulher.

Mas, para que tudo permaneça bem, é preciso muita atenção com a saúde mamãe. Os últimos meses de gestação não são fáceis. Os dias seguintes ao parto (seja ele normal ou cesárea) apresentam uma série de mudanças no corpo e mente da mulher. Esse período pós-parto recebe o nome de puerpério.

 O que é puerpério

É uma fase com duração aproximada de seis a oito semanas após o parto. A nova mamãe poderá vivenciar sintomas à medida que todos os órgãos, principalmente os genitais, recuperam a sua forma anterior à gravidez.

Neste período algumas ocorrências são comuns, como:

Incontinência urinária – Devido à dilatação considerável que o útero sofre durante a gestação, a bexiga pode ser pressionada causando a incontinência;

Sangramento vaginal- Esse sangramento também recebe o nome de lóquios. É quando o organismo elimina o material que revestia o útero durante a gravidez. A medida em que o útero se contrai e retoma ao seu tamanho normal, a intensidade do sangramento tende a diminuir;

Dor de cabeça- A falta de sono devido aos cuidados com o bebê, estresse e a falha hormonal, são alguns dos motivos que podem causar enxaquecas;

Pés inchados e suor em excesso – isso significa que o corpo da nova mamãe está descartando todo o líquido que acumulou durante a gravidez.

Esses sintomas não constituem motivos para grandes preocupações. A menos que exista alguma intensidade e/ou complicação. Se o problema persistir, o melhor caminho é consultar o ginecologista que fez seu pré-natal. Ele irá avaliar a situação e te encaminhar aos cuidados necessários.

De volta à rotina

Depois de passar por exames e ter liberação médica, a vida sexual pode ser retomada. Isso deve acontecer de 30 a 40 dias após o parto. Levando em consideração tantas alterações hormonais, é provável que a vagina esteja mais ressecada e a libido em baixa. Aos poucos, o casal encontra a melhor maneira de recomeçar.

No puerpério, a sensibilidade fica aflorada. É comum que nessa fase haja nervosismo, insegurança, ansiedade e até mesmo medo. Toda mamãe deve saber que sentir-se assim é normal e que com muito amor e cuidado em breve tudo se tornará mais fácil.

Leave a reply