Absorventes: modelos e cuidados

Os absorventes higiênicos fazem parte da vida das mulheres, da puberdade à menopausa. O assunto pode até ser bem conhecido, mas você confia e conhece bem o produto que usa?

Uma boa higiene é muito importante durante o período menstrual, que nada mais é do que a eliminação de sangue dos tecidos inúteis do endométrio e do óvulo que não foi fecundado.

É claro que não vamos ditar uma regra para o uso do absorvente, afinal, cada mulher apresenta necessidades e exigências diferentes. Mas, o cuidado na hora de escolher o modelo vale para todos os casos.

Então, acompanhe nossas considerações sobre os absorventes disponíveis no mercado e tenha mais segurança “naqueles dias”.

Absorvente externo

Esse é o modelo tradicional, geralmente apresentado às meninas na menarca – primeira menstruação. Ele é fixado na calcinha e usado fora do corpo.

Disponível em diversos tamanhos, o absorvente externo é indicado para quem tem o fluxo menstrual menos intenso.

Apesar de sua praticidade, o índice de alergia é alto já que alguns possuem coberturas plásticas, o que aumenta a umidade na região vaginal e favorece a ocorrência de assaduras e infecções.

Por isso, o mais indicado é usar aqueles com cobertura suave, de algodão.

Absorvente interno

O absorvente interno ainda é visto com preconceito pela maioria das mulheres. O medo em usar esse modelo faz surgir conceitos inexistentes, como dor e doenças.

Ele não é um bicho de sete cabeças e o principal segredo é introduzi-lo corretamente. Para isso, escolha uma posição confortável e empurre o máximo que puder com o dedo indicador pelo canal vaginal.

Se você faz, ou pretende fazer, uso do absorvente interno, é preciso ficar atenta ao período de troca. O indicado é substituir a cada 4 horas, no máximo, evitando a proliferação de bactérias.

Sendo assim, não é aconselhável usar durante o sono noturno, pois o fluxo ficará retido por um grande período.

Além de não causar odor e ser bem discreto, o absorvente interno permite tomar banho de mar ou de piscina sem nenhuma “sujeira”.

Coletor menstrual

O coletor menstrual aparece com uma opção para substituir os absorventes. O objeto é semelhante a uma taça, feito de silicone cirúrgico e permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o “copinho”.

Além de sustentável, ele diminui a incidência de reações alérgicas e infecções.

O coletor pode ficar por até 12 horas no canal vaginal. Após o descarte do sangue, é necessário higienização do produto com água e sabão neutro.

Apesar da praticidade, ainda é pouco utilizado.

O melhor para você

Manter a higiene e usar o absorvente que te proporcione segurança e conforto é o melhor caminho para evitar doenças e incômodos.

Não se esqueça que a visita regular ao ginecologista poderá ajuda-la quanto às dúvidas sobre este produto.

Leave a reply