O que eu preciso saber sobre a primeira menstruação?

Menarca. A palavra parece estranha, mas este é o nome dado à primeira menstruação de uma garota. O momento é marcante, ele é um dos indícios da chegada da puberdade.

A partir da primeira menstruação a menina se torna biologicamente mulher. O corpo passa por diversas alterações hormonais. Os seios crescem e o corpo muda de forma. São inúmeras as dúvidas que acompanham esta fase da vida, por isso vamos tentar esclarecer algumas delas.

Mas, quando isso acontece?

Diversos fatores influenciam a idade da chegada da menarca. Fatores hormonais, a dieta, o sedentarismo e a exposição ao estresse são alguns deles. É comum que ela surja entre os 9 e 16 anos. Algumas pesquisas indicam que até os 15 anos aproximadamente 95% das meninas terão passado por essa fase.

Se a menina já alcançou 16 anos e ainda não menstruou é um sinal de alerta. Ela deve procurar um ginecologista para que possam ser avaliadas as causas deste atraso e se está dentro da normalidade ou não.

Como saber que a menarca se aproxima?

Os sintomas são parecidos com os de qualquer menstruação, como retenção de líquido, cólicas, sensibilidade nas mamas, alteração de humor e a famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Algumas meninas poderão notar um pequeno corrimento, fino, esbranquiçado e sem odor. Ele é completamente normal.

A menstruação chegou, e agora?

É comum que nesta fase o fluxo menstrual dure entre três e oito dias. As alterações corporais são muito sutis, percebidas apenas pela adolescente.

Os ciclos menstruais são espaçados e podem levar até um ano para que se tornem regulares e mensais. Por isso, não é motivo para espanto caso o espaço entre uma menstruação e outra seja de até três meses.

A chegada da primeira menstruação é uma ótima oportunidade para uma conversa franca entre pais e filha. A garota precisa entre outras coisas, se adaptar ao uso do absorvente e a mudança de rotina.

É o momento também, caso ainda não tenha acontecido, de realizar a primeira visita ao ginecologista. Esse é o profissional indicado para explicar sobre as transformações do corpo e orientar sobre a chegada da idade fértil.

Os pais também têm dúvidas

Não é vergonha nenhuma ser pai ou mãe e não saber o que fazer quando a filha está se tornando mulher. Algumas dicas podem ajudar os pais a se aproximarem das filhas neste momento:

  • Prepare sua filha para a primeira menstruação: explicar o que e como irá acontecer evita sustos;

  • Seja sensível ao momento de mudança e esteja aberto a perguntas;

  • Oriente a menina a anotar o seu período menstrual em um calendário, bem como as alterações corporais e emocionais, isso fará com que ela tenha maior controle do seu próprio corpo.

 

Leave a reply