Infecção urinária: sintomas, causas e como evitar
Você sabia que estatísticas apontam que metade das mulheres terá infecção urinária pelo menos uma vez ao logo da vida? As mulheres são mais suscetíveis à doença, pois o tamanho da uretra feminina é muito menor que a masculina.
Geralmente causada por bactérias, a infecção urinária gera alguns sintomas, que vão se agravando de acordo com a intensidade do problema:
- Dor na uretra ao urinar (disúria);
- Presença de sangue na urina (hematúria);
- Constante vontade de fazer xixi;
- Corrimento;
- Mau cheiro na urina;
- Febre;
- Náuseas e vômitos;
- Forte dor na lombar.
É importante que, aos primeiros sinais da doença, a mulher busque orientação de seu ginecologista, pois somente um profissional da saúde poderá indicar um tratamento adequado e eficaz.
Se não for tratada, a infecção urinária pode causar graves complicações, como danos aos rins, recorrência de infecções, infecções no sangue e, nas grávidas, o parto prematuro.
Prevenção
A mudança de hábitos faz toda diferença para as mulheres que desejam se prevenir desse problema. Algumas atitudes podem ser facilmente adotadas no dia a dia:
- Evitar lavar a região íntima com sabonetes coloridos ou com perfume;
- Lavar-se com sabonete íntimo e ducha higiênica após evacuar;
- Limpar-se com o movimento de frente para trás, impedindo a contaminação por bactérias existentes no ânus;
Outra medida importante é ingerir água em abundância, além do suco de uma fruta chamada cramberrie, pois ela recobre a bexiga e evita a ação das bactérias e faz muito bem para o organismo.
Leave a reply