São gêmeos, e agora?

Receber o resultado positivo para gravidez é uma alegria na vida de muitas mulheres, algumas vezes é a realização de um sonho.

Mas ser informada no primeiro ultrassom  que dentro do útero batem dois ou mais corações pode ser um susto imenso, acompanhado de milhares de dúvidas.

A gravidez múltipla ou gemelar depende de vários fatores para acontecer. Um deles e o mais forte é a genética. Se há um ou mais casos de gêmeos na família, há grandes possibilidades de uma gravidez gemelar natural. Algumas mulheres têm predisposição para dupla ovulação, o que facilita a fecundação de dois ou mais óvulos ao mesmo tempo e ocasiona a gravidez de gêmeos.

Quando os casais recorrem a técnica de fertilização in vitro, as chances de uma gravidez múltipla aumenta, já que são inseridos mais de dois embriões no útero da futura mamãe.

A gravidez de gêmeos requer cuidados especiais e exige disciplina, planejamento e calma, muita calma. Para ajudar durante essa fase inicial, separamos algumas dicas importantes:

• Priorize o pré-natal

O corpo feminino está preparado para receber uma gravidez de cada vez. A vinda de gêmeos é uma sobrecarga para a mulher portanto, a atenção com a gestação deve ser intensificada. A chance dos bebês nascerem prematuros,  por exemplo, é 50% maior.

Assim como nas outras gestações, a gravidez deve ser integralmente acompanhada por um obstetra, que poderá tirar dúvidas dos futuros papais, verificar riscos e prevenir complicações.

Quando os bebês estão ligados à mesma placenta (monocoriônicos), o risco de complicações é maior, portanto o acompanhamento do pré-natal é ainda mais cuidadoso.

• Alimente-se bem

Alimentar-se de maneira saudável e equilibrada é indicado para qualquer tipo de gravidez, pois os nutrientes necessários ao bebê vêm diretamente da alimentação da mãe.

É importante não exagerar! A grávida não deve se alimentar por múltiplos, mas da maneira adequada indicada pelo médico.

• Prepare-se para o desconforto

Os sintomas de uma gestação gemelar tendem a ser mais intensos. As náuseas são maiores, pois os níveis de hormônio no corpo aumentam.

Podem ocorrer prisão de ventre, gases, falta de ar e ao final da gravidez o peso adquirido acaba gerando dores nas costas e dificuldade para dormir.

• Prepare-se para uma cesariana

A probabilidade de que os bebês nasçam através de cesariana são maiores, pois eles possuem menos espaço para se posicionarem. O parto normal não é impossível, mas somente o obstetra poderá indicar o tipo de parto mais adequado e seguro.

• Exercite-se

A prática de atividades físicas moderadas pode ser extremamente benéfica à saúde da mãe e dos filhos, pois fortalece a musculatura e diminui alguns desconfortos como a falta de ar e dores nas costas.

As atividades devem ser previamente indicadas pelo médico e acompanhadas por um profissional.