Síndrome dos ovários policísticos: o que é e como trata-la

Menstruação desregulada, acne, aumento de peso, queda de cabelo, dificuldade para engravidar. Este conjunto de sintomas pode indicar que algo está errado com o seu corpo. Você pode estar sofrendo da Síndrome dos Ovários Policísticos.

Também conhecida por SOP, a síndrome atinge entre 5% e 10% das mulheres em idade fértil. Por ser um problema endócrino, ela provoca desequilíbrio hormonal e interfere diretamente no processo de ovulação.

Como a doença se desenvolve?

Durante o ciclo menstrual é comum o aparecimento de pequenos cistos nos ovários que, ao final do período, se desfazem naturalmente.

Quando existe a alteração hormonal, estes cistos não desaparecem e se alojam na região periférica dos ovários.

As causas da SOP ainda não são completamente conhecidas. Alguns estudos apontam a predisposição genética como motivo, pois as chances de uma mulher com grau de parentesco próximo ao de uma portadora do distúrbio desenvolver a doença são 50% maiores do que aquelas que não têm ninguém na família com o problema.

Você pode ajudar no diagnóstico

A síndrome dos ovários policísticos causa alterações no corpo feminino. Quando os sintomas são relatados ao médico ginecologista certamente despertarão a suspeita da doença. Por isso, fique atenta aos sintomas:

• Frequência de ovulação diminuída;
  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Pele oleosa e aparecimento de espinhas e cravos;
  • Crescimento anormal de pelos no rosto, seios e abdômen;
  • Queda de cabelo;
  • Aumento de peso;
  • Manchas na pele;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Alteração do tamanho do ovário;
  • Produção em excesso do hormônio masculino.

Diagnóstico e tratamento

Além da avaliação sintomática feita pelo médico em consultório, pode ser necessária a realização de exames como dosagem hormonal, curva de insulina e ultrassom pélvico ou transvaginal para detectar a síndrome.

O tratamento da doença é, geralmente, focado no controle dos sintomas através da ingestão de medicamentos.

A Síndrome dos Ovários Policísticos tem tratamento. Quanto antes ele for realizado, menores serão os danos causados por ela.