Menopausa: o começo de uma nova vida

Ciclo menstrual irregular, ondas de calor, suores noturnos, alteração do humor. Sim, pode ser a menopausa chegando! O período que marca o encerramento dos ciclos menstruais é popularmente conhecido por causar um grande desconforto a mulher.
Menopausa é o nome dado a última menstruação da vida de uma mulher, o que acontece por volta dos 48 anos. O período posterior a este é chamado de climatério, ou pós-menopausa, fase em que a mulher passa por uma readaptação com o próprio corpo e inicia um novo estágio da vida.
Nesta etapa a mulher inicia um novo ciclo em sua vida e, por isso, deve redobrar os cuidados com sua saúde, já que a ausência de menstruação não significa que ela deve interromper o acompanhamento ginecológico, principalmente porque algumas doenças podem surgir com mais agressividade durante o climatério.
Alguns exames são grandes aliados femininos e devem ser feitos com regularidade, inclusive na menopausa:
  • Papanicolau
Exame que detecta lesões no colo do útero e permite o diagnóstico e tratamento adequado de câncer na região. O procedimento é indolor e recomenda-se que seja feito uma vez ao ano.
  • Mamografia
Eficaz no combate ao câncer de mama, o exame detecta os menores nódulos e permite o tratamento precoce da doença. Deve ser feito anualmente
  • Densitometria óssea
Após a menopausa a mulher apresenta um desgaste acelerado da massa óssea, o que pode causar a osteoporose. O diagnóstico permite o tratamento adequado e previne fraturas.
  • Ultrassom pélvico e transvaginal
O exame avalia a camada interna do útero, região suscetível a graves doenças de ovários e endométrio.
  • Colesterol total

Responsável por detectar os níveis de colesterol no sangue, o exame avalia o risco de doenças coronarianas. Quanto mais alto o colesterol, maior a presença de placas de gordura nas artérias.

• Glicemia
Detecta o nível de glicose no sangue e diagnostica a Diabete Mellitus.
                Além destes exames, o ginecologista também deve avaliar a necessidade ou não da reposição hormonal, já que cada mulher reage de uma maneira a esta transição e nem sempre o tratamento hormonal é necessário ou indicado.