Endometriose: precisamos falar sobre este assunto

Você já deve ter ouvido falar em endometriose, mas conhece sobre a doença? Sabe quais são suas causas e sintomas?

Todo mês o corpo feminino preparar-se para receber o óvulo fecundado. Por isso, a camada que reveste útero, chamada endométrio, se torna mais espessa.

Se não há gravidez, essa parede se descama e é expelida na menstruação. Por algum motivo, ainda desconhecido, parte do material pode caminhar no sentido contrário e cair na cavidade abdominal ou nos ovários, causando assim a lesão endometriótica.

Cólicas menstruais intensas podem ser o primeiro indício de que algo está errado. É importante a mulher ficar atenta também a dores intensas durante a relação sexual, desconforto entre as menstruações, dor ao defecar ou urinar e dor pélvica.

A endometriose é uma doença de difícil diagnóstico e pode levar à infertilidade. Por isso é extremamente importante que qualquer anormalidade seja relata ao ginecologista. É este profissional que vai solicitar exames para verificar a existência da endometriose.

A cura definitiva da doença ainda não foi descoberta, mas já existem tratamentos eficazes que restabelecem a qualidade de vida da paciente e revertem o quadro de infertilidade, permitindo assim que ela volte as atividades normais e engravide.

Outros fatores que influenciam positivamente e devem ser adotados não só durante o tratamento, mas para o resto da vida é uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Procure sempre seu ginecologista para conversar sobre este e outros assuntos e para a realização de exames preventivos.

Leave a reply