Parto normal x Parto cirúrgico

Assim que a mulher descobre que está grávida, começa uma série de planejamentos. Visitas ao médico, preparação do enxoval, reorganização da casa e muitas pesquisas passam a fazer parte da rotina da família. Uma das maiores preocupações, é sobre qual tipo de parto é o mais indicado e seguro.

Antes de decidir é preciso conversar com o médico e compreender quais são principais diferenças e vantagens do parto normal e do parto cirúrgico (cesárea).

Parto normal
Como o nome já diz, é o parto que acontece de forma natural, conforme o programado pelo organismo. A bolsa se rompe, ocorre a dilatação do canal vaginal e, por meio das contrações do útero e o esforço da mamãe, o bebê chega ao mundo. O médico apenas acompanha, auxilia e monitora o processo, sem intervenções cirúrgicas. A mulher pode receber anestesia e, eventualmente, pode ser necessária a episiotomia, que é o corte na região do períneo para ajudar a saída do bebê.

O parto normal tem algumas vantagens. A recuperação da mãe é mais rápida e tranquila, os riscos de infecções são reduzidos, o bebê tem menos chances de desenvolver desconfortos respiratórios e a amamentação é facilitada por conta da liberação natural de hormônios para a produção de leite.

Parto cirúrgico
É aquele em que o bebê nasce por meio de uma intervenção cirúrgica, a cesariana. O dia e o horário podem ser marcados com antecedência, então é comum que a mulher não tenha tido sinais de trabalho de parto ainda.

A mãe é anestesiada e o médico faz um corte perto da linha do biquíni. É preciso cortar sete camadas de tecidos (pele, músculos, útero) para retirar o bebê. A paciente não sente nenhuma dor por conta da anestesia, que pode ser a peridural ou a raquidiana.

A cesariana também é feita quando há algum problema que inviabilize o parto normal, como hipertensão, descolamento de placenta, sofrimento do feto, entre outros.

As vantagens da cesariana são a possibilidade de programar o dia antecipadamente. O procedimento é mais rápido, com duração média de uma hora.

É também a alternativa que pode salvar vidas de mães e bebês em casos de complicações no parto normal.

Qual é o melhor tipo de parto?
O melhor tipo de parto é aquele em que a mãe e o bebê têm mais segurança. Quem saberá avaliar qual é o mais indicado é o médico, por isso é muito importante conversar com um profissional de confiança.

O obstetra cuidará da gravidez desde o seu início, pedindo os exames e monitorando o desenvolvimento e é a única pessoa que pode esclarecer as dúvidas e orientar sobre a melhor opção na hora do nascimento do seu filho.

Leave a reply