Mitos e verdades da infertilidade feminina

Quando o assunto é a infertilidade feminina, a quantidade de informações que se divulga é vasta, mas elas nem sempre são verdadeiras. Para evitar que as mulheres que desejam engravidar tenham preocupações desnecessárias, vamos esclarecer algumas das questões mais comuns em relação ao que afeta ou não a fertilidade.Quem toma pílula anticoncepcional tem mais dificuldade para engravidar?
Mito. Atualmente, os anticoncepcionais são desenvolvidos com uma quantidade baixíssima de hormônios, portanto as chances de interferência na fertilidade são pequenas. É muito comum, inclusive, que as mulheres que param de tomar a pílula para tentarem engravidar tenham sucesso logo em seguida.

O diabetes pode interferir na fertilidade?
Verdade. Para as mulheres que desejam engravidar, é ainda mais importante manter a doença controlada. Os diabetes tipo 1 e tipo 2 causam alterações hormonais que podem atrapalhar a fertilidade feminina.

Mulheres com Síndrome do Ovário Policístico são inférteis?
Mito. A síndrome pode interferir na capacidade de concepção, já que provoca alterações nos níveis de hormônios e resulta em cistos nos ovários, dificultando o processo de ovulação. Mas o diagnóstico não define a infertilidade. Muitas mulheres engravidam sem grandes dificuldades e há também tratamentos específicos que podem ajudar.

Quanto mais avançada a idade da mulher, mais difícil é engravidar?
Verdade. Isso acontece porque os óvulos envelhecem junto com o organismo feminino, o que aumenta a probabilidade de abortos espontâneos ou a geração de fetos com alterações nos cromossomos. Além disso, há a perda de óvulos a cada menstruação. Os médicos recomendam tentar engravidar até os 35 anos de idade.

As mulheres têm mais problemas de fertilidade do que os homens?
Mito. Tanto os homens quanto as mulheres apresentam a mesma porcentagem de chances de infertilidade, 30% cada. Já em 20% dos casos é o casal que apresenta dificuldades na hora de engravidar.

A alimentação pode interferir na fertilidade?
Verdade. O excesso de carboidratos, os alimentos muito gordurosos e com poucas vitaminas podem causar desequilíbrios hormonais. Além disso, produtos com alto índice glicêmico, como arroz e batata, podem atrapalhar a fecundação. Uma alimentação saudável é essencial para manter a fertilidade.

Para tirar todas as dúvidas sobre infertilidade, é importante conversar com um médico ginecologista de confiança. Só ele pode avaliar cada caso de forma personalizada e dar as melhores orientações.

Leave a reply