Gravidez e exercícios físicos: como conciliar?

Inúmeras dúvidas pairam pela cabeça das mamães durante a gravidez. Muitas se perguntam sobre a prática de exercícios físicos, é ou não possível se movimentar durante a gestação?

Sim, é totalmente possível e bastante indicado.

Os exercícios físicos melhoram o preparo cardiopulmonar, o equilíbrio e propiciam ao corpo da mulher um pós-parto mais confortável.

As mulheres que se exercitam durante a gestação podem perceber uma melhora gradual nas dores da coluna e na qualidade da respiração, além da redução significativa do estresse.

Respeitar os próprios limites é uma das regras a serem seguidas, as mamães não devem realizar exercícios que exijam grandes esforços ou que forcem a região lombar, evitando assim dores e possíveis prejuízos à saúde.

Atividades mais indicadas

Antes de iniciar qualquer modalidade, a gestante deve buscar orientação médica.

Durante o período gestacional são sugeridos exercícios leves, de impacto moderado, como caminhadas, pilates, natação, hidroginástica e ioga. Cada uma delas proporcionam um benefício diferente, desde o fortalecimento muscular até a diminuição dos incômodos comuns na gestação.

A prática de exercícios também exige cuidados especiais. A gestante precisa monitorar constantemente sua frequência cardíaca e optar por roupas e calçados confortáveis, além de nunca praticar atividades físicas em jejum.

Seguindo todas as orientações médicas e respeitando os próprios limites é possível manter uma gravidez saudável e em movimento.

Leave a reply