Truques para aliviar os sintomas da TPM

Todo mês é a mesma coisa! Dez dias antes de vir a menstruação, a maioria das mulheres começa a sentir os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a famosa TPM.

A intensidade varia de pessoa para pessoa, mas são muito comuns as reclamações de dores de cabeça, inchaço, sensibilidade excessiva, ataques de raiva, ansiedade e tristeza.

Conheça alguns truques que podem ajudar nesse período.

Pratique atividades físicas

Os exercícios são ótimos para o corpo e a mente. Nos dias de TPM eles são ainda mais benéficos. Movimentar-se faz com que o cérebro libere endorfinas, que promovem bem-estar e relaxamento. Mas lembre-se de pegar leve nas atividades durante esse período do mês. Exercícios muito intensos podem ter o efeito contrário e agravar os sintomas.

Quais alimentos incluir na dieta?

Os vegetais verde escuros, como couve, brócolis e espinafre, são ricos em cálcio e ajudam a aliviar as cólicas. Salmão, azeite de oliva, linhaça e nozes ajudam a diminuir o inchaço por melhorarem a circulação. Alimentos integrais, frutas e verduras tendem a amenizar a irritabilidade e aquela compulsão por doces.

Quais alimentos evitar?

Bebidas alcoólicas aumentam a tendência às dores de cabeça, então é bom evitar. A cafeína presente no café, chocolate e nos refrigerantes pode deixar as mulheres ainda mais irritadas nesse período. É importante também diminuir o sal nas refeições, já que ele contribui para a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço.

Converse com seu médico

Mesmo colocando as dicas em prática, é indispensável ir a um ginecologista. Não deixe de marcar consultas periódicas para falar sobre o que te incomoda e tirar suas dúvidas. O médico irá te orientar sobre como aliviar os sintomas, se há a necessidade de remédios e pedir os exames de rotina para garantir a sua saúde.

Leave a reply