Método contraceptivo, como escolher?

Mulheres que querem evitar a gravidez podem se deparar com uma série de dúvidas na hora de escolher o melhor método contraceptivo. O mercado farmacêutico oferece as mais diversas opções, por isso é preciso analisar junto a seu médico qual o método que melhor se encaixa ao seu organismo e estilo de vida.

Mas, quais são os tipos de métodos contraceptivos existentes?

O método de barreira é um dos mais acessíveis e utilizado em todo o mundo. Evita-se a gravidez com o uso de preservativos, como as camisinhas femininas ou masculinas. Este é o único método contraceptivo que também impede a transmissão de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como Aids, gonorreia, sífilis, entre outras.

Os métodos hormonais ou químicos são aqueles que envolvem medicação ou dispositivos internos. Dentre eles, destacam-se a pílula anticoncepcional e o DIU (Dispositivo Intrauterino) de cobre ou hormonal, muito utilizados e eficientes. As pílulas contêm hormônios que evitam a liberação do óvulo pelo ovário e devem ser tomadas diariamente para garantir o efeito. Já o DIU é um dispositivo em forma de T, que pode ser de cobre ou hormonal, que é introduzido no útero e tem duração contraceptiva entre 5 e 10 anos. Outras opções são os adesivos, anéis e implantes hormonais.

Outros métodos são a cirurgia de laqueadura ou tubária, que é permitida por lei para mulheres com mais de 25 anos ou dois filhos. Temos também métodos naturais como o coito interrompido e a tabelinha, que são pouco eficientes.

A melhor maneira de escolher um método contraceptivo é a consulta com um ginecologista. A automedicação pode trazer efeitos indesejados, portanto é essencial que o médico avalie o histórico da paciente, suas possíveis doenças e hábitos, e assim receite aquele que for mais seguro para sua saúde.

Leave a reply