Pré-natal: uma prova de amor

A emoção de descobrir uma gravidez traz muitas alegrias, mas também uma série de dúvidas. As futuras mamães e papais desejam que seus filhos tenham saúde, mas para isso é necessário que as gestantes se cuidem. Com o pré-natal, as possibilidades de uma gestação saudável e um parto sem riscos para mãe e bebê são muito maiores.

Antes mesmo de engravidar, os futuros pais podem fazer exames para checar como está a saúde e cuidar de alguma eventualidade. Assim que se confirma a gravidez, são recomendadas visitas regulares ao médico, que irá acompanhar todo o desenvolvimento do bebê, a saúde da gestante, além de tirar as dúvidas sobre parto e outros cuidados.

Alguns exames se tornaram rotineiros durante a gestação. A mamãe deve fazer hemograma completo, teste de glicemia, investigação de sorologias como HIV, rubéola, hepatites B e C, sífilis, além da tipagem sanguínea, o fator Rh, entre outros. Alguns serão repetidos durante a gestação para verificar se há alguma infecção ou o desenvolvimento de doenças.

As ultrassonografias, exames mais esperados pelos futuros pais, geralmente são feitas a cada trimestre para verificar a formação dos órgãos do bebê, seu crescimento e o sexo. As consultas ao médico são mensais até o sétimo mês, passando a ser quinzenais no oitavo mês de gravidez e semanais até o nascimento.

O pré-natal é essencial na vida na gestante. É durante este período que pode-se detectar qualquer adversidade com a mamãe e o bebê a tempo de tratá-lo.

É fundamental que exista uma relação de confiança entre médico e paciente, já que o profissional vai orientar a mulher sobre suas condições de saúde e as necessidades do bebê, além de esclarecer sobre os tipos de parto e a recuperação após o nascimento da criança. Gerar uma vida traz diversas inseguranças, mas um bom profissional ajuda a mãe a se manter tranquila nesta fase tão importante.

O acompanhamento médico durante a gravidez é a maior prova de amor que a mamãe pode dar ao seu filho e a ela mesma.

Leave a reply