Ginecologia x Obstetrícia: saiba quais são as diferenças

A Ginecologia e a Obstetrícia são áreas da medicina que cuidam da saúde da mulher, mas cada uma tem sua particularidade e está focada em um tipo de cuidado. Quer saber quais são as principais diferenças entre elas?

Ginecologia

O termo “ginecologia” significa “a ciência da mulher”. Sua área de estudo envolve todos os aspectos da saúde do sistema reprodutor feminino, desde a primeira menstruação até após a menopausa.

O médico ginecologista é considerado o “clínico geral” das mulheres por ser capaz de diagnosticar enfermidades também em outras áreas, como nos sistemas endocrinológico, digestivo, ósseo, entre outros.

O ginecologista pode tratar alterações como cólicas menstruais, cistos ovarianos e de mamas, incontinência urinária, miomas, endometriose, cânceres nos órgãos reprodutores e diversos outros problemas.

Por cuidar de assuntos íntimos da mulher, o profissional é geralmente visto como uma pessoa de extrema confiança.

Obstetrícia

A origem do termo vem do verbo “obstare”, que significa “estar ao lado”. O médico obstetra é o especialista que cuida da gestação, parto e pós-parto em todos os seus aspectos.

É com esse profissional que a gestante realiza o acompanhamento do pré-natal e faz os exames necessários para garantir a sua saúde e a do bebê. Ele também é responsável pelo parto e pelos cuidados com a paciente no período de recuperação após o nascimento da criança.

Na maioria das vezes, o ginecologista é também especializado em Obstetrícia, mas isso não é uma regra. No Brasil, o médico precisa fazer a especialização em Ginecologia e Obstetrícia após a graduação para atuar na área. Sendo assim, é comum que a paciente continue com o mesmo profissional quando decide engravidar, já que muitos deles exercem as duas funções.

Seja para cuidar da saúde íntima ou para acompanhar a gravidez e o desenvolvimento do bebê, é importante consultar um médico de confiança, que tire todas as dúvidas e se empenhe em fazer o melhor por suas pacientes.

Leave a reply