Cuide-se durante a TPM

Alterações de humor, desejos por comidas, cansaço, irritação, enjoos, inchaço, ansiedade e até sintomas de depressão. A tensão pré-menstrual (TPM) muda a rotina das mulheres no período que antecede o ciclo menstrual.

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde desde 2000, a TPM ainda continua mal compreendida, existindo várias hipóteses que tentam explicar porque ela acontece. Fato é que a tensão pré-menstrual causa uma flutuação hormonal fisiológica e estimula sintomas que incomodam as mulheres e que elas devem ficar atentas.

Mas como descobrir quais sinais emocionais e outras situações práticas fazem da TPM a responsável por uma série de sensações e dificuldades enfrentadas por boa parte do universo feminino?

Apesar dos sintomas serem comuns, a intensidade deles pode variar de acordo com cada mulher, o que também influencia o tratamento indicado pelo ginecologista.

Uma das formas mais simples de identificar os sinais emocionais recorrentes e outros sintomas e até buscar tratamentos e soluções para quando a TPM chegar é adotar um calendário menstrual por dois a três ciclos consecutivos.

Ao observar as variações de humor e alterações no corpo ao longo dos meses é possível relatar os sintomas ao ginecologista e, assim, buscar tratamentos que auxiliem a reduzir a tensão pré-menstrual.

Como reduzir a TPM?

Existem várias práticas que podem aliviar a TMP e ajudar as mulheres a passarem por esse momento da melhor forma possível.

Ter uma boa noite de sono, meditar, se hidratar regularmente, evitar alimentos gordurosos ou que causam a sensação de inchaço, reduzir o consumo de café e bebidas alcóolicas e, claro, realizar atividades físicas contribuem para reduzir os sintomas. A TPM deve ser vivenciada como uma oportunidade de autoconhecimento e aprendizado. Na dúvida do que fazer e como reduzir os sintomas, procure seu médico ginecologista de confiança.

Leave a reply