Quais vacinas uma grávida deve tomar?

Manter a carteirinha de vacinação atualizada é importante para a saúde de qualquer pessoa. Quando se trata de uma futura mamãe, a imunização se torna imprescindível e não pode ser esquecida.

Além de evitar que a gestante contraia algumas doenças que podem ser prejudicais a ela e ao bebê, a vacina também garante a imunização da criança. Com as vacinas em dia, uma série de problemas e riscos são reduzidos, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Assim como as crianças, as adultos também devem seguir o calendário de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde e manter as vacinas em dia. É dessa forma que algumas doenças deixam de circular, como sarampo, caxumba e febre amarela, por exemplo.

Durante a gestação, o obstetra vai orientar a futura mamãe sobre quais vacinas ele deve tomar e quais precisam de dose extra. Converse com seu médico, ele é a pessoa certa para tirar suas dúvidas e recomendar as imunizações necessárias.

Confira as vacinas que toda gestante deve manter em dia:

Influenza (gripe)

Por que tomar? Além de prevenir a mãe das formas mais comum do vírus da gripe, a vacina também protege contra bronquites, pneumonias e até da morte decorrente da baixa imunidade.

Quando tomar? Pode ser tomada em qualquer mês da gravidez.

Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, tétano e coqueluche)

Por que tomar? Essa vacina tem um papel importante para a vida do bebê, pois protege contra a coqueluche e o tétano neonatal, que pode ser contraído pelo recém-nascido caso os instrumentos utilizados para cortar o cordão umbilical não estejam devidamente esterilizados.

Uma dica importante! Quem vai cuidar da criança durante os três primeiros meses (pai, vovós, vovôs, etc.) também deve estar protegido pela tríplice bacteriana.

Quando tomar? A partir da vigésima semana de gestação.

Hepatite B

Por que tomar? Caso a gestante ainda não tenha sido imunizada contra a hepatite B esta é a hora. A doença não possui sintomas bem definidos e é facilmente confundida com outras complicações. A vacinação é importante para evitar a transmissão da mãe para o filho.

Quando tomar? A partir do segundo trimestre gestacional.

Cuidado! Algumas vacinas apresentam risco

Imunizar-se contra a febre amarela é arriscado. Por se tratar de uma vacina preparada através do vírus vivo, as consequências não são totalmente conhecidas.

Neste caso, em especial, o obstetra deve avaliar se os riscos que a gestante está exposta superam os riscos potenciais da vacina.

Outras imunizações contraindicadas são:

  • HPV

  • Tríplice vira (sarampo caxumba e rubéola)

  • Varicela

  • Dengue

Leave a reply