O que é dismenorreia?

Você pode nunca ter ouvido falar sobre a dismenorreia, mas é muito provável que já tenha sentido uma dor localizada abaixo do abdome extremamente intensa.

Essa cólica muito forte, como é mais comum de ser chamada, atinge mulheres em idade fértil e está diretamente ligada ao período menstrual.

Dismenorreia em grego quer dizer menstruação difícil. Quem tem sabe bem porquê!

De acordo com o período em que acontece, a dismenorreia pode ser classificada como primária ou secundária.

A primária acontece quando a prostaglandina, substância produzida para ocasionar os movimentos que expelem o fluxo menstrual, é produzida em quantidade acima do normal. O corpo não suporta esta produção e acaba reagindo na forma de dor.

Como o universo das cólicas é um velho conhecido das mulheres, muitas garotas que passam por este problema acreditam ser algo normal, corriqueiro da vida feminina. Mas enganam-se, é algo grave e que precisa ser tratado.

Já a dismenorreia secundária, surge alguns anos após a primeira menstruação. Ela está associada a existência de outras doenças pélvicas, como endometriose e mioma, por exemplo.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Além das dores intensas, a dismenorreia (tanto primária, quanto secundária) causa dores de cabeça, fadiga, desânimo, alteração no humor e náuseas.

O médico ginecologista, através de exames clínicos, laboratoriais e de imagem é capaz de precisar o diagnóstico e definir o quadro em que a paciente se encontra.

O uso do anticoncepcional contínuo ou do DIU hormonal são alguns dos tratamentos recomendados, mas somente o ginecologista poderá definir o procedimento mais adequado a cada mulher.