Vamos falar de HPV

Uma doença que atinge entre 20% e 50% das mulheres sexualmente ativas, assintomática, com longo período de tratamento e uma das principais “portas de entrada” para doenças mais graves. Esse é Papiloma Humano, popularmente conhecido como HPV.

Ao todo existem aproximadamente 200 tipos de HPV. Desses, 45 contaminam a região genital, tanto masculina como feminina.

O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo de útero, o quarto tipo de câncer mais comum em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer   José Alencar Gomes da Silva (Inca), e também pode causar câncer no ânus, faringe e pênis.

A transmissão do vírus acontece através do contato entre a pele infectada e a pele sadia. A infecção provoca o crescimento irregular das células, originando lesões, as temidas verrugas.

Uma vez dentro do corpo humano, o HPV pode levar de três a oito meses para se manifestar. Este é o período de incubação da doença.

Um corpo imunologicamente saudável consegue combater o vírus de maneira espontânea e fazer com que a doença não evolua. Esse é um processo longo, que leva até dois anos para acontecer, mas é importante ressaltar que a doença continua sendo transmitida durante esse período.

Sintomas

O HPV só será percebido visualmente após a aparição de lesões em formato de verrugas. Nas mulheres surgem no colo do útero, nos genitais e ânus. Nos homens aparecem nos genitais e ânus. Também podem aparecer na boca e garganta, em ambos sexos.

Segundo o Inca, apenas 5% das pessoas infectadas vão desenvolver alguma manifestação do vírus.

Como prevenir?

Apesar da possibilidade de cura sem tratamento, não existe desculpa para o descuido. O uso de camisinha é muito eficiente para inúmeras doenças sexualmente transmissíveis e também ajuda na prevenção ao HPV, porém não é tão eficaz quanto a vacina.

A vacinação deve ser feita, preferencialmente, antes que o indivíduo tenha contato com o vírus. Ela é indicada para mulheres entre 9 e 45 e hoje em dia é aplicada gratuitamente pelos postos de saúde em meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 12 e 13 anos.

A imunização só está completa após a segunda dose da vacina.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito pelo seu ginecologista, por isso é tão importante a visita regular ao seu médico e a realização do Exame Papanicolau anualmente.

O vírus HPV não tem “preferência”, ele atinge homens e mulheres, sem distinção de idade, raça ou localização.

Tratamento

O tratamento é realizado de acordo com a necessidade de cada caso e a duração pode variar de organismo para organismo. É feito através do acompanhamento com citologia oncótica (papanicolau) e retirada das lesões, caso existam.

 

Leave a reply