Cuidados com a saúde íntima da mulher

Cuidar do cabelo, pele e das unhas é uma tarefa habitual para as mulheres. Mas, vale lembrar que a saúde íntima também deve ser tratada com zelo.  Além de eliminar odores, o asseio previne infecções e a proliferação de fungos.

A vagina possui proteção natural graças às bactérias que atuam para deixar o PH (medida do nível de acidez) da região ácido. Com isso, a proliferação de microrganismos fica contida, mas é necessária uma higiene adicional para garantir um cuidado completo à região genital.

Que produto usar

Por ser uma região sensível, há muitos questionamentos sobre os sabonetes indicados para higiene.

Em uma regra geral, deve-se optar pelo uso de sabonetes líquidos. Uma vez que os em barra têm a superfície compartilhada por diversas pessoas. As mulheres devem optar pelas versões feitas especialmente para a higiene íntima.

Sabonete para higiene íntima  

O sabonete íntimo ideal é aquele que não desequilibra a flora natural da região genital. Para isso, procure sempre pelos produtos hipoalérgicos e com o PH ácido.

Não é quantidade, é qualidade

Mesmo com o sabonete mais indicado, o excesso de lavagens na região genital pode ser prejudicial. A alteração no grau de acidez que impede a ação de bactérias, pode resultar na secura vaginal e em uma série de doenças.

Então, use o sabonete íntimo em apenas uma das lavagens diárias. Descarte buchas, cotonetes ou outro objeto do tipo. Os dedos oferecem maior mobilidade na hora da limpeza. Os movimentos devem ser leves e circulares, sempre no sentido vagina-ânus, isso impede que as bactérias do ânus atinjam a mucosa vaginal e causem infecção.

Com a eliminação natural de secreção da vagina, é normal que haja odor nessa região. Não é motivo para preocupações, a menos que o cheiro fique intenso e diferente do habitual. Nesse caso, é sinal de que algo está anormal e de que é hora de buscar orientação médica.

Leave a reply