Como se preparar para a gravidez

Quando se fala na chegada dos filhos, muitos casais já pensam na saúde financeira da família. O que as vezes fica em segundo plano são pontos tão ou até mais importantes a serem considerados para quem quer engravidar.

A gravidez marca um grande momento da vida a dois. Por isso, planejá-la aumenta as chances de uma gestação saudável e feliz.

Por onde começar?

O primeiro passo é cuidar da saúde da futura mamãe. O ideal é que ela agende uma consulta com o ginecologista de sua confiança e fale sobre os planos de ter um bebê.

O médico vai solicitar exames e passar orientações e recomendações que devem ser seguidas antes da concepção. Exercícios físicos e uma alimentação saudável devem estar na lista da futura mamãe. Afinal, ela deve preparar seu corpo para a chegada do bebê.

Outro ponto importante é averiguar a cobertura do plano de saúde. Alguns limitam os serviços ou cobram taxas extras. Estar preparado para os gastos poupa os pais e o bebê de transtornos futuros.

Outros cuidados

É interessante que a família em formação tome mais alguns cuidados e converse detalhadamente com o ginecologista e obstetra sobre alguns deles:

• Histórico familiar – este estudo permite identificar algumas doenças das quais a mulher está suscetível como pressão arterial alta, diabetes, e outros males que influenciam na gestação;

• Histórico médico do casal – serve para avaliar as condições de saúde e verificar se o quadro, tanto do futuro papai, quanto da futura mamãe, exige algum cuidado especial;

• Vacinação – um dos pontos principais do planejamento de uma gestação são as vacinas. Como algumas delas são produzidas através do vírus vivo, são contraindicadas durante o período gestacional. O recomendado é que a mulher atualize sua carteirinha de vacinação pelo menos três meses antes de engravidar;

• Ácido fólico – substância comumente encontrada em alimentos como os vegetais de folhas escuras, fígado, feijão e banana. Ela é responsável por diminuir o risco de que o bebê nasça com problemas congênitos. A futura gestante pode ingerir a quantidade necessária através da alimentação e de suplementos vitamínicos, que devem ser prescritos pelo médico;

• Exercícios físicos – praticar atividades adequadas prepara o corpo para receber a gravidez proporciona a mulher mais conforto durante os nove meses de transformação corporal.

Tomar estes cuidados básicos tornará a gestação e a chegada do bebê um momento mais seguro. Principalmente se o seu ginecologista de confiança acompanhar todo o processo.

Exames antes da gestação e o acompanhamento médico são fundamentais para um bom pré-natal.

Se a gravidez não foi planejada, não se desespere. Comece pelos mesmos passos, visitando o ginecologista e verificando o plano de saúde.

Tenha certeza de uma coisa, todo esse cuidado vale a pena!