Bexiga caída, saiba o que é e como tratar

Muitas mulheres se sentem envergonhadas e deixam de procurar ajuda médica quando perdem, involuntariamente, o controle da musculatura que nos garante o controle de urinar.

A “bexiga caída”, como é popularmente conhecido o prolapso genital, pode ser causada pela gravidez, partos múltiplos, menopausa e obesidade. Isso acontece porque os órgãos genitais internos da mulher perdem a sustentação e se deslocam para baixo.

No início o problema é assintomático, mas com o passar do tempo a paciente passa a sentir desconforto e em algumas vezes constrangimento.

Quem é acometida pela bexiga caída sofre com a falta de rigidez na uretra (canal da urina), útero, intestino, reto e segmentos vaginais.

• Perda involuntária de urina e fezes;

• Esvaziamento da bexiga com tosse, riso ou espirros;

• Sensação de pressão e inchaço na vagina;

• Incômodo e dor na região abdominal.

Tratamento

O estágio em que se encontra o prolapso definirá o tratamento mais adequado para a doença.

O primeiro passo é sempre procurar um médico e o ginecologista é o profissional mais indicado para esses casos, já que ele cuida da saúde da mulher.

Quando o diagnóstico é confirmado, os procedimentos mais indicados são:

• Fisioterapia para fortalecimento dos músculos que sustentam a bexiga;

• Aplicação de laser (Fotona), quando o caso for leve ou moderado;

• Uso de pessário, um anel de silicone com diafragma que, introduzido na vagina, auxilia a sustentação da musculatura da bexiga.

• Cirurgia de correção da musculatura e estruturas que sustentam a bexiga. Este tratamento é indicado para casos mais avançados, em que a doença atrapalha as atividades do dia a dia.

Ter vergonha não ajuda

Não sinta receio ou vergonha de procurar ajuda caso perceba os sintomas da bexiga caída. Este é um problema que tem solução.

Lembre-se: cuidar da própria saúde é essencial para viver mais e aproveitar os melhores momentos da vida!